Novidades

| | |

ABL inaugura exposição em homenagem a Vinicius de Moraes

A Academia Brasileira de Letras convida para a abertura da exposição sobre Vinicius de Moraes, uma homenagem póstuma ao grande poeta e diplomata, promovido a Embaixador do Brasil, título conferido pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
“Vinicius de Moraes foi um dos mais destacados poetas brasileiros. Disseminou seu talento nas letras inesquecíveis de muitas das mais belas e significativas composições da música popular. A Academia se sente particularmente feliz por prestar esta homenagem no ano em que se celebra os 30 anos de morte do poeta, e sua elevação a Embaixador do Brasil”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
“O grande embaixador da cultura brasileira foi Vinicius de Moraes. Se o Brasil hoje é uma potência cultural também no exterior, muito deve a esse poeta, que começou sua trajetória intelectual produzindo obra de rara erudição e terminou na música popular. Hoje, ‘Garota de Ipanema’, a canção mais executada no mundo inteiro, é o cartão postal do Brasil. E isso se deve a Vinicius de Moraes”, disse o Embaixador Jerônimo Moscardo, Presidente da Fundação Alexandre Gusmão.
A exposição, realizada por intermédio da Fundação Alexandre Gusmão, é uma parceria da ABL e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e será inaugurada no dia 28 de outubro, quinta-feira, às 18h30min, no térreo do Centro Cultural da ABL. A mostra estará aberta ao público até 26 de novembro. Entrada franca.
Saiba mais
Poeta e compositor, Vinicius de Moraes começou a se tornar mais conhecido no cenário musical brasileiro com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", que estreou em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical já vinha deslanchando em meados da década de 50 – época em que conheceu Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) –  quando diversas de suas composições foram gravadas por muitos artistas. Nos anos seguintes, viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria.
Vinicius de Moraes foi elevado a Embaixador do Brasil em cerimônia conduzida pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e o chanceler Celso Amorim. A eleição se deu por força de lei, anulando a expulsão do poeta dos quadros da diplomacia pela ditadura militar, no fim dos anos 60. A homenagem incidirá sobre os exatos trinta anos de morte do poeta e diplomata, ocorrida dia 09 de julho de 1980, e por sua promoção “post mortem”, em ato solene no Palácio Itamaraty de Brasília, onde a exposição também foi aberta ao público.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10921&sid=672